sábado, 5 de dezembro de 2009

A Educação no nosso Concelho…

Não sei se terá coincidido com a entrada do novo executivo, mas a realidade é que já há muito que as coisas corriam dentro da normalidade, e nos últimos tempos têm corrido menos bem, pelo menos segundo se consta na Escola de Vila Nova da Baronia, parece-me que, no que toca aos prolongamentos, onde os monitores são de responsabilidade da Câmara tem havido algumas dificuldades e as crianças não têm tido essas mesmas aulas ficando a aguardar pelos monitores até final do tempo, ou até à sua chegada tardia.
Acho que isto e outras coisas que possam estar menos bem se devem tentar corrigir, pois estamos a falar da educação das crianças do nosso Concelho.

Quem tenha responsabilidades neste assunto, que trate de o resolver…

19 comentários:

  1. O comentário aqui exposto sobre educação no concelho só revela total desconhecimento do que realmente se passa relativamente aos trâmites que regulam os " ditos" prolongamentos. Uma coisa é prolongamento de horário, outra são as Actividades de Enriquecimento Curricular que infelizmente ainda têm uma imagem pelintra de "DEPÓSITO DE CRIANCINHAS" a menos que façamos alguma coisa a respeito de tentar ajudar quem directamente trabalha nestes tempos lectivos. Começaremos por atribuir aos professores destas áreas o seu real valor e a importância que lhes é merecida, estimulando a relevância das actividades junto das nossas crianças em casa e dando a estes o apoio que necessitem, pois por vezes trabalham com escassez de recursos materiais e em regime de voluntariado que nem sempre lhes é reconhecido. É um mal civilizacional que se encontra instituído e não pode ser de maneira alguma imputável a mudanças de executivos. A chegada tardia dos professores prende-se por vezes com a deslocação (e que é muitas vezes pagas pelos próprios sem comparticipações de autarquias)dos mesmos de escola em escola e ao fazê-lo não podemos deixar as crianças de uma escola sem vigilância até que os pais as vão buscar à escola. Trata-se de um pouco de bom senso, de prevenção, de zelar pela segurança e bem estar de crianças e, por esse motivo se pede a compreensão de todos.

    ResponderEliminar
  2. O que pergunto ao anónimo anterior, é se, e se quiser ser real na análise, acha bem que as crianças na tarde de sexta-feira dia 4 de Dezembro tenham ficado durante a tarde sem qualquer actividade em que os monitores faltaram, e em que não houve sequer uma substituição, houve inclusivé dificuldade em tomar conta das crianças, porque a pessoa que estava na altura, nem sequer é a pessoa habitual, o que logo, compreensivelmente traz mais dificuldades ao controlo das crianças (defendeu aqui os monitores, e então a "auxiliar" que esteve sozinha com todas as crianças????).
    A sua opinião é válida, dá-me idéia até, que está bem informado(a) sobre o funcionamento do sistema, bom ou mau, depende do lado de quem o sente ou quem o vê.
    Algo não está bem, e o alerta fica para que quem de direito proceda à sua correcção.
    Alertar para o que não está bem, é a finalidade deste blog.

    ResponderEliminar
  3. Pois, é um mal civilizacional porque alguns "profissionais", não têm a minima responsabilidade sobre as suas funções e só pensam no chegar ao fim do mês e venha a mim, quer seja nesta ou noutras áreas, principalmente do funcionarismo público, e os responsáveis não conseguem manter a autoridade.

    ResponderEliminar
  4. Em resposta a anónimos anteriores... considero que todos se julgam no dever de criticar mas ajudar a mudar as situações... isso aí... é que são outros quinhentos não é??... se formos pelo facto do salário que os monitores ganham e .... o que dizer daqueles que trabalham há mais de 5 meses sem receber... são igualmente maus funcionários?? Pois esses também os há! Quanto a atribuir responsabilidades não devemos, nem podemos medir todos pela mesma bitola... Uns avisam que faltam e outros não... Mas os funcionários que avisam não deverão pagar pelos que não avisam da sua ausência! E os responsáveis pela substituição ou pela manutenção das actividades em caso de falta?? E esses ??? Onde estão?? Pois esses também estão previstos nos regulamentos?? Relativamente à questão da autoridade, não se pode pedir a certos responsáveis que a consigam manter, se para lá dos muros da escola, existem pais a dizer que as actividades são VERBO DE ENCHER! E nem todos os responsáveis estão equitativamente equiparados em termos de formação. Não se pode pedir ao marceneiro para reparar um automóvel com a mesma qualidade que o mecânico executa essa tarefa e vice-versa.Quanto ao papel dos auxiliares, esses merecem também todo o nosso respeito... o respeito também daqueles que julgam criticar por criticar como aqui se verifica e que também não reflectem sobre a própria função do auxiliar. Estes é também muitas vezes descredibilizado face às funções que exerce na escola junto também da comunidade. Também há casos em que os próprios pais não reconhecem qualquer autoridade ao auxiliar, pois segundo estes os alunos não deverão ser repreendidos por TAL PESSOA... (AQUELA criatura desprezível que, por vezes, até é minha vizinha! Supostamente?) Como muitos pensam.. Como se pode pedir ao auxiliar, que tão somente passa grande parte do seu tempo com os filhos de outros, que os controle e os mantenha seguros se nem os podem repreender e corrigir ... no fundo contribuir para a sua educação. E que dizer disto?? Serão esses também incompetentes?? Também são funcionários públicos! Como em todas as classes operárias... Há os MAUS e há também os BONS funcionários... mas estes ultimos... são e serão sempre colocados em segundo plano, isto é ... no mesmo saco dos primeiros... a julgar pelas opiniões gerais. Será que não existe "mal civilizacional" e de mentalidades retrogradas em julgar por julgar?? Em criticar por criticar? É esse o propósito deste blogue??

    ResponderEliminar
  5. Em relação à deslocação para o trabalho, eu ou a maior parte das pessoas quando querem trabalhar, também se têm que deslocar e em transporte próprio e a ajuda é o ordenado no fim do mês, deveria ser diferente aqui porquê???

    ResponderEliminar
  6. Caro anónimo das 23:17,
    este blog não está a criticar por criticar, foi lançado um tema para alertar para um mau funcionamento de uma instituição da nossa terra, para que quem de direito o possa corrigir, não percebo o porquê da sua "fúria" o que aqui foi postado não é mentira e não difama nenhuma pessoa ou instituição tal como os comentários já aqui colocados, pois aqueles que não respeitem essa regra simplesmente não serão aprovados.
    Compreendo que o Post possa ser amargo para alguns, mas se calhar para a maioria reflecte a realidade daquilo que se passa, vamos todos lutar para corrigir o que está mal...

    ResponderEliminar
  7. Caro anónimo das 23:31
    A deslocação para o trabalho é possível quando se recebe ao final do mês, isto quando realmente se recebe o salario ao fim do mês como bem diz. E quando não se recebe... ao fim desse mês e do mês seguinte e do seguinte...? E isso quando não há sobreposição de horários entre escolas...! Estamos a falar de humanos e não de super-heróis!Ainda não existe teletransporte que torne possível ao ser humano estar em dois lados ao mesmo tempo! Há pessoas que usufruem dos meios de transporte camarários e que nem funcionários dessa instituição são...porque não haverão os que são funcionários usufruir desses transportes??
    Caro Baroniense das 23:55
    Concordo plenamente... mas há pessoas que se sentem injustiçadas e que não se revêem nesses comentários daí a razão de algumas palavras mais amargas. Há que haver maior cuidado na abordagem das temáticas para não sermos extremistas. Nem tanto ao mar nem tanto à terra... Temos que saber ouvir o que têm a dizer todas as partes para que cheguemos a uma conclusão plausível e mais sustentada. Não criticar por criticar!!! Assim se cresce! E lutar por corrigir o que está mal! Concordo plenamente com a sua ultima frase! Bem haja! Desculpe qualquer comentário mais assertivo! Seremos moderados!Boas festas!

    ResponderEliminar
  8. caros anonimos, caro baroniense, deixem-me perguntar uma coisa, POR ACASO TEM FILHOS NA ESCOLA DE VILA NOVA DA BARONIA, pois é que estamos a falar de crianças dos 6 aos 9 - 10 anos, as quais estão á responsabilidade dos professores e auxiliares (porque estão em idade escolar e felizmente são obrigados a ir á escola), no inicio do ano é perguntado aos encarregados de educação quais as actividades extra curriculares que os muidos querem ter durante o ano. Ao que me aprecebi, exepto em inglês e musica o resto do formadores são funcionários publicos, os restantes concerteza que ao serem contratados são informados das condições do contrato, logo não entendo porque é não informam quando faltam, POIS É DE SUA INTEIRA RESPONSABILIDADE estarem a horas no local de trabalho a horas (tal como qualquer trabalhador que tenha o minimo de BRIO por aquilo que faz), penso que seja completamente irrelevante a questão de estarem 2, 3 ou 4 meses para receber o ordenado, pois se essa questão não for tratada como referi anteriormente, não faltariam só um dia, concerteza que irão trabalhar até receber ou não?
    a principal questão é:
    QUEM É O RESPONSAVEL POR OS MUIDOS FICAREM SOZINHOS NA ESCOLA (só com o auxiliar), O PRESIDENTE DA CAMARA OU O "PROFESSOR" QUE FALTOU NESSE DIA?

    ResponderEliminar
  9. Eu acho que a direcção da casa do povo de vila nova da baronia é que podia resolver muitos desses assuntos. Tem meios e pessoas com capacidade para o efeito. Ou a direcção eleita não serve pra nada. E atão a creche vai ou não vai?

    ResponderEliminar
  10. caro anonimo das 22:31
    Ao que parece não entendeu rigorosamente nada do que foi mencionado anteriormente. Sugiro que volte a ler os comentários, antes de tecer o seu próprio comentário. E acredito que se tivesse casa para pagar, carro e outras despesas seguramente não diria ABSURDOS destes... Ou então seguramente nunca passou dificuldades do género.Diria que é um afortunado em tempo de crise!E ainda falam em CRISE! Existe um sistema alternativo que garante o funcionamento das AEC no horário pós lectivo que substitui o professor em caso de falta. E é quando é QUANDO ESTE É accionado PELA CAMARA... claro que doenças súbitas e outroS acidentes e imprevistos não estarão aqui contemplados... pois são SUBITOS! CERTO? Isso não depende somente de um responsável, mas de todo o accionamento de um mecanismo que envolve muitas instituições... Agrupamento de Escolas, Cãmara e professores titulares, professores das AEC e auxiliares.O papel que é passado aos pais no inicio do ano é para que o aluno à parte da Língua Inglesa (que tem a maior da obrigatoriedade de frequência segundo o governo e que apresenta maior taxa de frequencia no concelho),todas as outras AEC são optativas... no entanto os país quando os preenchem nem leem e assinalam cruzes em AEC que até acusam mais do que uma vertente dentro da própria Actividade. É o caso de Actividade Física que tem duas componente facultativas e que muitos encarregados de Educação nem leem e assinalam as duas, quando seria para assinalar uma. O que revela que os Enc. Edc. só querem ter a certeza de que o miudo não fica na escola, não importando o que lá esteja a fazer. Só querem assegurar que alguém vigie os miudos até que os vão buscar à escola! Então assim todos os que lá estiverem na escola são auxiliares e não há necessidade portanto de haver responsáveis pelas actividades, certo?? E para quê terem Actividades?? Sejam elas quais forem? Quanto à formação dos professores responsáveis... também está redondamente enganado o caro anónimo ...pois ao que me foi dito apenas os professores de Inglês e Actividade Física têm formação na área, sendo o professor de Actividade física e o de Musica funcionários interinos da Câmara.
    COMO SE NÃO BASTASSE E... a averiguar pelo que escreveu ... não me sabe dizer o que é sobreposição de horários não??

    ResponderEliminar
  11. caro anónimo das 22:54 de 8/11/2009
    Em relação à creche, acho que poderá porventura ser um tema para um futuro post, agora em relação ao tema aqui debatido, da educação, não vejo qualquer relação entre a Casa do Povo ou a sua nova Direcção e a resolução da questão da educação no nosso Concelho??? cada qual aos seus...

    ResponderEliminar
  12. Fala-se tanto sem conhecimento:
    1º quanto mais a câmara assume mais problemas dá, passo a explicar, este ano existe na câmara municipal uma pessoa responsavel pela coordenação da educação se existe estas falhas as resposabilidades têm de ser imputadas a essa pessoa, como funciona em todas as organizações.
    2º faltas sempre houve e vai haver mas os profissionais que em tempos trabalharam com os miudos eram bem diferentes dos de hoje...
    3º não existe sobreposição de horários isto é desculpa de mau profissional que não consegue cumprir horários, estes são feitos pelo agrupamento e aprovados pela DREA como pode haver sobreposião?!tenham paciencia.
    4º deslocações, como podem demorar mais de 15' de Alvito até Vila Nova?até de bicicleta se demora menos...e não usam os transportes da câmara?devo ver muito mal!
    Já não há paciência PORRA, deixem de desculpar quem não tem desculpa, o post é bem colocado e é verdade que funciona mal e se ninguém falar passa esta e outras incompetências em claro e como alguém disse só quem não tem lá os filhos ou não fala com eles não sabe o que se passa. E só mais uma coisa se os profissionais que lá andam não valorizam o que é feito como os outros o vão fazer?brincam com a formação das crianças e não é de agora.

    ResponderEliminar
  13. Até agora, só um comentário não foi publicado. Pois como ditam as regras deste Blog, nada tinha a ver com este post, agradeço pois que teçam os comentários de acordo com os temas debatidos...

    ResponderEliminar
  14. "Em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão." Em meu entender, tanto é culpado o pai que se responsabiliza pelo facto do aluno frequentar ou não as actividades e o deixa a cargo dos responsáveis (pois nem todos têm que saber musica, ingles, actividade física), como o responsavel que faça o que faça é sempre incompetente, pois se falhou uma vez na terra já não presta. Diga o que diga é sempre errado e criticado. Sejam eles três ou trinta e três a trabalhar nas escolas. O anónimo das 14h16m esqueceu-se de mencionar no ponto dois que também nessa altura os alunos eram bem diferentes e os professores tinham orgulho da profissão que tinham por isso e obtinham o respeito de todos. É certo que há muitos professores que deram mau nome à profissão... mas nao é justo que muitos que ainda revelam gosto por aquilo que fazem venham a pagar pelos erros de terceiros. Em todas as instituições existem problemas... mas as pessoas ficam só pela rama.A INDISCIPLINA também é um problema que existe na escola! Fica aqui a discussão do tema.

    ResponderEliminar
  15. Acho interressante o dar-se palpites acerca de tudo e todos ! Todos sabem gerir a casa dos outros,mas em contrapartida, não são capazes de gerir bem a deles. Ninguém assume responsabilidades por nada e todos dizem mal e envenenam os outros. Por exemplo uma questão preocupante: a senhora que se suisidou foi influenciada por algumas pessoas a deixar oLar, porque a exploravam: Ela fraca de ideias saíu. As pessoas deixaram-na abandonda e deu no que deu...Essas pessoas são responsáveis pela morte dessa senhora...onde estão elas? São como os ratos, na tempestade são os primeiros a abandonar o barco...

    ResponderEliminar
  16. Realmente a indisciplina pode ser algo complicado, mas não me parece ser o caso da nossa terra, nem da nossa escola, pois segundo sei aqui não temos problemas graves de indisciplina, pode porventura existir um ou outro caso pontual, mas acho que tal caso de indisciplina, de maneira geral, não se aplicará à nossa terra....

    ResponderEliminar
  17. Existe indisciplina sim na nossa terra, mas esses casos que são tratados em reuniões de pais na escola, aí só estão presentes os pais dos meninos que tem um comportamento satisfatorio.

    ResponderEliminar
  18. A contratação de professores e pagamento de ordenados é competência da câmara, a gestão de horários e substituições é da ESCOLa.

    ResponderEliminar
  19. O 1º comentário é de quem se está defender. Não gosta das Actividades, pois é - dão trabalho... assim como a organização que não se coaduna com os diaS DE LAZER QUE TANTO APRECIA.

    ResponderEliminar